quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Agepê (Discografia)



Agepê (Discografia)



Informação geral:
Nome completo: Antônio Gilson Porfírio
Nascimento: 10 de agosto de 1942
Origem: Rio de Janeiro Rio
País: Brasil
Data de morte: 30 de agosto de 1995 (53 anos)
Rio de Janeiro, RJ
Gênero(s): Samba-joia1 / Samba-enredo
Instrumento(s): voz

Antônio Gilson Porfírio, mais conhecido como Agepê (Rio de Janeiro, 10 de agosto de 1942 — Rio de Janeiro, 30 de agosto de 1995) foi um cantor e compositor brasileiro. O nome artístico decorre da pronúncia fonética das iniciais do nome verdadeiro "AGP".

Antes da fama, trabalhou como transportador de bagagem onde era conhecido como Ripinha e também foi técnico projetista da extinta Telerj, a que abandonaria para se dedicar à carreira artística. A carreira fonográfica teve início em 1975 quando lançou o compacto com a canção Moro onde não mora ninguém, primeiro sucesso dele, que seria regravada posteriormente por Wando. Nove anos depois, lançou o sucesso estrondoso Deixa eu te amar, que fez parte da trilha sonora da telenovela Vereda Tropical, de Carlos Lombardi. O disco Mistura Brasileira, que continha esta canção, foi o primeiro disco de samba a ultrapassar a marca de um milhão de cópias vendidas (vendeu um milhão e meio de cópias). A carreira destacou-se por um estilo mais romântico, sensual e comercial, em que fez escola.

Foi integrante da ala dos compositores da Portela, contendo um repertório eclético, composto principalmente por baião e teve no compositor Canário o mais frequente parceiro. Na sua voz tornaram-se consagradas inúmeras composições da autoria, como Menina dos cabelos longos, Cheiro de primavera, Me leva, Moça criança dentre outras. Também regravou "Cama e Mesa", de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, com grande sucesso. Morreu de cirrose aos 53 anos de idade.


Discografia:



1990 - Cultura Popular

1992 - Me Leva

1994 - Agepê

1994 - Minha História

1995 - Feliz da Vida

1996 - Coleção Obras-Primas

1997 - Grandes Sucessos

1998 - 20 Sucessos

1998 - O Melhor de Agepê

1998 - Personalidade

7 comentários:

  1. Muito obrigado gostei d+ dos albuns, curto muito o Agepê, muito bom seu blog continue assim.

    ResponderExcluir
  2. Vlw! Agora tenho todos os discos dos anos 80 e 90 dele!

    ResponderExcluir
  3. muito bom ! baixei todos !
    quem quiser seguir noticias dele criei um instagram
    @agepeoficial

    ResponderExcluir
  4. Valeu Pela Postagem do AGEPÊ, Não Curto Samba, Mas AGEPÊ, Me Mostrou Que Quando Se Sabe Cantar Um Samba, Até Quem Não Gosta de Samba, Acaba Gostando, Sambando e Cantando!

    ResponderExcluir
  5. Estava procurando vários Cd do Agepê. Realmente, fiquei muito contente com as cópias. Obrigado. Gleuber

    ResponderExcluir
  6. Quem puder me enviar algo a mais do Agepê ,estou com.um projeto pra levar sua história e suas músicas aqueles que não conhece suas histórias e canções, obrigado

    ResponderExcluir